A J U N T A M E N T
O
O Ajuntamento do
Povo de Deus.
“Todos os que creram
estavam juntos...” (Atos 2.44).
A natureza da fé
cristã implica em ajuntamento. Nesta mensagem queremos destacar a importância
do ajuntamento dentro do relacionamento na casa de Deus. As festas judaicas
(Pascoa, Pentecostes, Tabernáculos – Êxodo 23.14-19 e Levítico 23.14-21),
demonstram esta realidade do ponto de vista divino.
O tempo e o lugar previamente definidos (Gênesis 18.14 e Êxodo 16.1-4)
Gênesis 18.14
“Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente
difícil?
1
Daqui a um
ano, neste mesmo tempo,
voltarei a ti, e
Sara terá um filho.”
“Neste tempo” – A palavra no
hebraico é Hôlal, significando
apontar, designar, nomear e o lugar definido. Ocorre 223 vezes no Velho
Testamento. O tempo que Abraão teria que esperar era 1 ano. Abraão deveria
estar preparado para este tempo determinado. O Novo Testamento nos conclama a
esperar a vinda de Jesus Cristo, indica as condições reinantes, nos exorta a
vigiar porque Ele virá novamente no tempo predeterminado pelo Pai.
Êxodo 16.1-4
“Partiram de Elim, e
toda a congregação dos
filhos de Israel veio para o deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos
quinze dias do segundo mês, depois que saíram da terra do Egito.
2
Toda a congregação dos filhos de Israel
murmurou contra Moisés e Arão no deserto; disseram-lhes os filhos de Israel:
Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do SENHOR, na terra do Egito, quando
estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos
trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão. Então,
disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e
colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda
na minha lei ou não.”
“Congregação” – A palavra hebraica
para congregação é Edhã.
Ocorre 149 vezes no Velho Testamento, significando um grupo de pessoas por
virtude de nomeação. Deus nomeou especificamente os filhos de Israel, com o
propósito de viajar do Egito à Canaã com dias e mês definidos. O povo murmurou
(versículos 2 e 3). A benção de Deus galardoando a obediência vemos no
versículo 4.
3
Deus faria chover
pão do céu para alimento diário do povo, provando assim sua obediência ou não à
sua lei (tente sem vaidade, comparar Deuteronômio 8.1-3 com João
6.33).
(Não confundam esse
pão perecível que Deus o fez chover do céu, com o imortal que desceu vivo em
espírito do céu, preparado para dá vida eterna a todo aquele que n’Ele crer).
O ajuntamento para ouvir e obedecer a Deus:
“E passou por todas
as tribos de Israel até Abel-Bete-Maaca e a todos os beritas; e ajuntaram-se todos e também o
seguiram.” (2 Samuel 20.14).
“Ajuntarem” – A palavra
hebraica é Gahal. Ocorre
123 vezes no Velho Testamento, é a palavra que mais traduz o conceito de Igreja
no Velho Testamento (Atos 7.38).
4
No texto de Samuel,
o povo foi reunido para guerrear (procure com atenção ver o que diz Efésios,
6.10-18). O conceito de Gahal fala de um povo conclamado para ouvir e obedecer
a Deus.
Proposito do ajuntamento definido por Deus (Is 1.13 e Am 5.21).
Isaias:
“Não continueis a
trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação,
e também as Festas
da Lua Nova, os sábados, e a convocação
das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento
solene.” (Isaías 1.13).
Amós:
“Aborreço, desprezo
as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer.”
(Amós 5.21).
5
“Ajuntamento.” – Nestes textos,
a palavra para ajuntamento é Acereth. Significando restringir, limitar,
confinar. Deus tem um propósito para o ajuntamento que limita, restringe,
confina a determinadas pré-condições: O ajuntamento é para testemunho de
justiça (Isaías 1.17 e Amós 5.24). A religiosidade que não implica em justiça
deve ser abolida do ajuntamento solene (Isaías 1.14-15; Amós 5.11-12 e Amós
5.22-23). O ajuntamento solene elimina as desigualdades sociais (Gálatas
3.28-29; Tiago 2.1-13 comparar com Atos 4.32-34).
Sendo assim, não de
somenos importância a exortação de hebreus 10.24-25:“Consideremo-nos também
uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de
congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto
mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
irmão messias
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