O arrependimento ineficaz
O crente em Cristo é uma
pessoa que se arrepende durante toda a sua vida. Ele começa e continua a vida
cristã com arrependimento, Romanos 8.12-13. O rei Davi cometeu graves pecados,
mas, diante da repreensão do profeta, sentiu-se abatido, porque era uma pessoa
que se arrependia de todo coração, 2 Samuel 12.7-13. Pedro negou a Cristo três
vezes, porém sentiu remorsos por três vezes, até que se arrependeu chorando
amargamente, Mateus 26.75. Todo crente é chamado de “penitente”; todavia, ele
tem de ser um “penitente” que se arrepende constantemente. Em suas instruções
referentes a disciplina da Palavra de Deus, a Bíblia pressupõe que todos os
verdadeiros crentes possuem uma natureza caracterizada por arrependimento.
Alguém que demonstra indisposição para arrepender- se diante da amável
disciplina da igreja deve ser considerado “gentio e publicano” Mateus 18.17.
Significado do arrependimento
Arrependimento é uma mudança na maneira de
pensar em relação a Deus e ao pecado; é uma conversão íntima do pecado para
Deus, uma conversão conhecida pelo seu fruto a obediência, Mateus 3; 8, Atos 26:
20, Lucas 13; 5, a 9.
Arrependimento
significa odiar aquilo que antes amávamos e amar aquilo que antes odiávamos,
significa uma mudança de caminho, do irresistível pecado para o irresistível
Cristo. A pessoa que verdadeiramente se arrependeu é levada a depender de Deus.
A fé é sua única opção. Quando ela reconhece que o pecado a fez tropeçar, Deus
a levanta Mateus 9; 13. O arrependido terá confiança em Deus ou sentirá
desespero. A convicção de seu pecado ou o libertará, ou o consumirá.
O religioso
frequentemente se ilude em seu arrependimento. O crente pode até cometer um
pecado gravíssimo, mas permanecer deleitando- se no pecado e achar confortável
o ambiente do pecado é um sinal mortífero, pois no céu só existem penitentes.
Se pudesse, aquele que ilude a si mesmo quanto ao arrependimento poderia
considerar se o pior dos pecadores, mas a sociedade não o permite. Ele pode
tolerar e mesmo ter comunhão com aqueles que professam ser crentes e pastores
mundanos, mas não deseja a comunhão santa ou o fervor da adoração santa. Se ele
não tolera permanecer na reunião de culto e adoração por alguns minutos,
considerando-o demorado, como ele se sentirá durante algumas miríades de anos
na eterna adoração, no céu? Ele deseja um céu de facilidade e recreação,
equivalente a férias contínuas. Mas um céu de santidade seria um inferno para
esse tipo de pessoa. No entanto, Deus é santo e está no céu. Ele não pode ser
culpado por mandar o ímpio para o inferno, apesar de sua mais habilidosa
confissão de ser crente, Hebreus 12; 14.
- Quais os substitutos do verdadeiro arrependimento?
- Você pode reformar suas atitudes sem o
arrependimento no coração. Salmos
51.16-17; e Joel 2.13.
Isto é uma grande ilusão, visto que o amor ao
pecado ainda permanece no íntimo de tal pessoa, 1 João 2.15-17; e Atos 8; 9, a 24.
Os fariseus eram hábeis nesse tipo de arrependimento, Marcos 7.1-23. O problema
do homem é o seu próprio coração. Uma pessoa pode demonstrar retidão em seu
comportamento e estar condenada por causa de atitudes de seu coração e por
causa de ações hipócritas que têm o objetivo de satisfazer a si mesma. Aquilo
que procede de um coração perverso jamais é bom. Acaso, pode a fonte jorrar do
mesmo lugar a água doce e a amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira
produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco a fonte de água salgada pode
dar água doce. Tiago 3; 11, 12.
- Você
pode sentir a emoção do arrependimento sem possuir o efeito do verdadeiro
arrependimento.
Isso é um tipo de amnésia. Apavorado, o
pecador contempla-se no espelho, mas logo se retira, esquecendo- se do tipo de
pessoa que ali contemplou Tiago 1; 23, 24. É verdade que o
arrependimento inclui emoções sinceras, afeições para com Deus e ódio ao
pecado. Intensa tristeza pode, com razão, fluir do íntimo do pecador, Tiago
4; 8, 10. Porém, existe uma emoção temporária naquilo que se parece com o
arrependimento; esta emoção, sendo de pouca duração, é incapaz de manter um
comportamento de retidão na longa jornada da obediência. Sua tristeza talvez
até permaneça por bastante tempo; porém, se não chega ao arrependimento, é uma
tristeza segundo o mundo, é uma morte viva ou algo pior do que isso, 2 Coríntios
7; 10; é a uma velha ilusão. Judas sentiu esse tipo de tristeza, mas retirou-se
e foi enforcar- se, Mateus 27; 5.
- Você
pode confessar os termos de um verdadeiro arrependimento e jamais arrepender-se, Mateus
21; 28, a 32. 1 João 2; 4, e 1 João 4; 20.
A confissão por si mesma não equivale ao
arrependimento. Pode ser apenas movimentação dos lábios; o verdadeiro
arrependimento move o coração. Reconhecer um hábito como pecaminoso aos olhos
de Deus não é o mesmo que abandoná-lo. Embora sua confissão seja honesta e
emocional, não será suficiente, se manifestar apenas fingimento e não uma
verdadeira mudança de coração. Existem pessoas que confessam ter-se arrependido
somente por exibição, pessoas cujo arrependimento é apenas teatral mas não
autêntico. Se você demonstra ter-se arrependido apenas para ter uma vida de
sucesso, não será bem-sucedido em seu arrependimento. Sua confissão humilde se
tornará em pecado de arrogância. Saul fez uma confissão exemplar, 1 Samuel
15; 24 a 26; no entanto, após sua morte foi para o inferno. Arrepender se
somente “da boca para fora” não é o verdadeiro arrependimento.
Você pode arrepender-se por medo do juízo e
não por odiar o pecado.
Qualquer pessoa tende a deixar de pecar,
quando é apanhada no pecado ou está relativamente certa de ser apanhada, a
menos que haja insuficiente punição e vergonha associadas com o pecado, 2 Timoteo
1; 8, a 11. Quando existem prejuízos suficientes para atrair-lhe a atenção,
ela corrigirá seu comportamento. Se este é todo o motivo de seu arrependimento,
tal pessoa realmente não se arrependeu. Isto é uma obra da lei, mas não da
graça. As pessoas podem ser controladas pelo temor, mas o que Deus exige é uma
mudança de coração. Acã admitiu seu pecado, após ter sido apanhado nele, mas,
de outra forma, não teria se arrependido. Seus ossos se encontram no vale de Achor;
sua alma, com muita probabilidade, está no inferno, Josué 7; 16, a 26.
- Você
pode falar publicamente contra o pecado, à semelhança de alguém verdadeiramente
arrependido, sem jamais ter se arrependido no íntimo, Mateus
23; 1, a 3.
Seus lábios não podem mudar lhe o coração.
Seu pecado é semelhante a uma prostituta. Em público, você fala contra ela;
porém, a abraça em seu quarto. Ela não se importa em ser combatida
publicamente, se em secreto pode conquistar toda a sua atenção. Infiéis, não
compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser
ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4; 4.
- Você
pode arrepender-se fundamentalmente por causa de benefícios temporais e não por
causa da glória de Deus.
Para aqueles que se arrependem existem
benefícios, porém o egoísmo não pode ser a motivação final do verdadeiro
arrependimento. O egoísmo é uma carcaça sem vida e fétida que precisa ser
jogada fora. Você deve se arrepender, porque Deus é nossa reverente e digna
autoridade, mesmo que não obtenhamos qualquer benefício. De fato, nosso
arrependimento pode aparentar trazer-nos mais perdas do que os ganhos
adquiridos em nosso pecado Mateus 16; 24, a 26; Filipenses 3; 7, 8. Isto
é prova do verdadeiro arrependimento.
- Você
pode arrepender-se de pecados menores com o propósito de evitar os maiores Lucas
11; 42.
Procuramos acalmar nossas consciências
praticando algum tipo de pequeno arrependimento, que na verdade não significa
arrependimento algum.
Quando ocorre o verdadeiro arrependimento,
todo o coração da pessoa é transformado. Aquele que se arrepende somente pela
metade é um homem de coração dividido: parte de si é favorável ao pecado; outra
parte, contra este. Uma parte está a favor de Cristo; outra se opõe a Ele.
Porém, uma das partes tem de vencer, pois o homem não pode servir a Deus, às
riquezas ou a qualquer outro ídolo. O homem amará a um e odiará o outro Mateus
6; 24.
- Você
pode arrepender-se de pecados genéricos e não de pecados específicos.
A pessoa que se arrepende de generalidades
provavelmente está encobrindo seus pecados, Provérbios 28; 13. Se não
existe mudanças específicas, não ocorre arrependimento algum. O pecado tem
muitas cabeças, assim como a mitológica Hidra. Não podemos lidar com elas de
maneira genérica; precisamos aniquilá-las uma a uma.
9. Você pode
arrepender-se por causa do amor aos amigos e líderes religiosos e não do amor a
Deus. Isaías 1; 10, a 17.
Uma pessoa levada ao arrependimento por amor
aos amigos ou por respeito a religiosos pode mostrar mudanças, mas, na
realidade, não ter feito nada substancial.
Se um homem converte-se do pecado sem
voltar-se para Deus, descobrirá que seu pecado apenas recebeu outro nome,
estando escondido por trás de seu orgulho. Agora será mais difícil desarraigá-lo
por causa de seu subterfúgio. Você tem amado aos homens, não a Deus, e a si
mesmo, antes de qualquer outra coisa. A esposa de Ló abandonou a cidade do
pecado devido à insistência do anjo e ao amor à sua família, mas olhou para
trás. Havia deixado seu coração em Sodoma. Lembrai-vos da mulher de Ló. Gênesis
19; 12, a 26. Lucas 17; 32.
- Você
pode confessar que cometeu certos pecados no passado e não se arrepender do
constante hábito de pecar.
Se um homem é sincero, ele é uma boa pessoa
em termos humanos. No entanto, não será um homem que se arrependeu até que o
pecado seja morto. Se quiser pertencer a Deus, você tem de aniquilar o pecado.
“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo
Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis” Romanos 8;
13. Deus sabe o que você tem feito. O que Ele deseja é obediência, Lucas
6; 46.
11. Você pode
tentar arrepender- se do pecado enquanto conscientemente deixa a porta aberta à
ocasião de pecar.
É uma pessoa suspeita aquela que diz: “Eu me
arrependo” e não abandona a fonte ou o ambiente daquele pecado.
Embora não possamos mudar algumas situações
que despertam a tentação, a maioria delas pode ser evitada. Aquele que não foge
do ambiente de sua tentação ainda ama o pecado. Um rato tolo é aquele que faz
sua morada debaixo da cama do gato. “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e
nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” Romanos 13;
14.
- Você
pode esforçar-se para arrepender-se de alguns pecados sem arrepender-se de todos
os pecados que conhece.
O comerciante aprende a mostrar interesse
pelas necessidades de seus clientes, porém esbofeteia a esposa por causa de
alguma negligência. Outro dá ofertas à igreja, mas rouba o tempo de seu patrão
todos os dias. Todos se orgulham de terem vencido algumas formas de pecado.
Entretanto, o verdadeiro arrependimento considera todo pecado como repugnante.
Aquele que verdadeiramente se arrependeu odeia o pecado, embora se envolva com
mais facilidade em certo tipo de pecado do que em outro. Talvez ele desconheça
todos os seus pecados; todavia, aqueles que reconhece, a estes odeia. O
arrependimento é algo constante no crente; “O espírito, na verdade, está
pronto, mas a carne é fraca” Mateus 26; 41.
O arrependimento e a fé andam juntos. O arrependido
não tem esperanças de obedecer a Deus sem crer n’Aquele que é a fonte de toda
santidade, o próprio Deus. Ao arrepender- se de seus pecados, ele perde a auto suficiência.
Deus é o santificador Judas 1; 24, 25.
1 Tessalonicenses 5; 23, 24. 1
Pedro 1; 5. O arrependimento é um dom de Deus, Atos 11.19; 2 Timóteo
2.25, e um dever da parte do homem, Atos 17.30; Lucas 13.3..
Você saberá se o arrependimento lhe foi outorgado através do praticá-lo, Filipenses
2.12-13. Não espere; busque-o urgentemente. “Sê, pois, zeloso e
arrepende-te” Apocalipse 3.19. Procure com ardor o arrependimento e você
o achará; esqueça-o e perecerá.
A Bíblia
registra que Tomé só teve fé quando viu o Senhor e, por isso, foi repreendido
pelo Senhor Jesus: “Porque Me viste, creste?
Bem-aventurados os que não viram e creram” João 20:29.
Qual é o alerta nessas palavras do Senhor Jesus àqueles que desejam acolher o
Senhor nos últimos dias? Muitas pessoas se agarram à profecia de que o Senhor
virá sobre uma nuvem, ignorando as profecias de que o Senhor virá em
segredo. Elas se recusam a acreditar em quaisquer testemunhos de que o Senhor
já retornou na carne e insistem em acreditar que Ele retornou apenas quando O
virem chegando sobre uma nuvem. Isso não as torna suscetíveis a repetirem o
erro de Tomé?
Irmão messias