quinta-feira, 16 de setembro de 2021

 

 SAI DELA POVO MEU

 

SAI DELA POVO MEU - E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.  Apocalipse 18; 4.

 

Saí do meio dela, ó povo meu, e livrai cada um a sua alma do ardor da ira do Senhor. Jeremias 51; 45.

De toda forma, o momento já era conturbado o suficiente para o cristianismo, que enfrentava um grave cisma que chegou a contar com a existência de três papas simultâneos, dois deles antipapas, Gregório XII, João XXIII, e Bento XIII.

 

Papa. - Vigário de Cristo. - Príncipe dos Apóstolos. - Pontífice.

Servo dos Servos de Deus.

Primaz da Itália e Arcebispo Metropolitano da Província Romana.

Soberano do Estado da Cidade do Vaticano.

Patriarca do Ocidente.

 

Por uma questão de sonoridade na pronúncia. Os portugueses foram os responsáveis por criar essa abreviação de santo”, e a invenção acabou sendo exportada para cá quando o catolicismo chegou em nossa terra, no século 16, trazido pelos jesuítas.

 

É possível contabilizar 113 deles, 52 em relação ao Antigo Testamento e 61 em relação ao Novo. A tradição conservou outras listas dos livros apócrifos, nas quais constam um número maior ou menor de livros.

 

Canonização. Quer dizer que Canôn é um Livro de Registro.  Pode-se dizer que é o termo utilizado pela Igreja Católica e que diz respeito ao ato de atribuir o estatuto de Santo a alguém que já era Beato e sujeito à beatificação

 

Por que Pedro, Paulo e alguns outros apóstolos, foram canonizados? Inclusive, João. Se todos eles rejeitavam os ritos litúrgicos?!

 

Primeiro Concílio de Constantinopla se realizou em 381, foi debatida a natureza de Cristo e o arianismo. Sendo este o primeiro Concílio Ecumênico realizado em Constantinopla, foi convocado de forma cesaropapista por Teodósio I em 381.

 

Seus principais feitos foram a resolução da questão cristológica da natureza divina de Jesus e sua relação com Deus Pai; a construção da primeira parte do Credo Niceno; a fixação da data da Páscoa e a promulgação da lei canônica em sua primeira forma.

 

O principal trabalho do concílio foi confirmar a condenação emitida pelo decreto de 551 do Imperador Justiniano contra os Três Capítulos. ... No Concílio, a doutrina chamada apocatástase também foi condenada como heresia.

 

O concílio foi conduzido em uma atmosfera de confronto aquecido e recriminações. Confirmou o Credo Niceno original e condenou o nestorianismo, ensinamentos de Nestório, Patriarca de Constantinopla, como heresia, assim como o arianismo, sabelianismo e pré-milenarismo, quiliasmo.

 

Concílio de Niceia que aconteceu no ano de 325 foi o primeiro evento promovido pela Igreja para discutir a fé cristã. O principal objetivo da convocação feita pelo imperador romano Constantino I era a criação de um consenso entre os representantes da instituição acerca da natureza divina de Jesus Cristo.

 

Em que ano aconteceu o Concílio de Niceia?

Entre maio de 325 d.C. – agosto de 325 d.C..

 

Cristologia. Este concílio condenou o arianismo que começou a morrer com novas condenações em um concílio em Aquileia realizado através de Ambrósio de Milão em 381.

 

Concílio de Trento aconteceu no século XVI e foi resultado de uma das ações da Igreja Católica contra as chamadas Reformas Protestantes. ... Em meio a essa situação, a Igreja Católica estabeleceu diretrizes para remediar os efeitos das reformas e precaver-se contra a iminência de outros programas reformistas

 

Os sete primeiros concílios ecumênicos foram: Primeiro Concílio de Niceia, 325. Primeiro Concílio de Constantinopla, 381. Primeiro Concílio de Éfeso,  431.

 

O termo concílio designa a reunião em assembleia de um conjunto de bispos, com a finalidade de deliberar sobre determinados aspetos respeitantes à disciplina, à doutrina e à prática dos preceitos da Igreja Católica.

 

A igreja que havia em Éfeso no fim do século I d.C. foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse, juntamente com Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia, atual Alaşehir, e Laodiceia no Lico. A cidade também foi sede de dois concílios, o Primeiro e o Segundo Concílio de Éfeso.

 

Teótoco, em grego: Θεοτόκος; romaniz.: Theotókos, é o título grego da Virgem Maria, usado especialmente na Igrejas Católica e Ortodoxa. ... Traduções menos literais incluem Mãe de Deus.


O concílio de Niceia foi o primeiro Concílio Ecumênico realizado pela Igreja Católica. Ele ocorreu entre 20 de maio e 25 de julho de 325 d.C., na cidade de Niceia da Bitínia, atual cidade Iznik - Turquia, província de Anatólia, Ásia Menor, localizada próxima à Constantinopla.

 

Édito de Tessalônica ou Tessalónica ou Salonica, também conhecido como Cunctos Populos ou De Fide Catolica foi decretado pelo imperador romano Teodósio I a 27 de fevereiro de 380 d.C. pelo qual estabeleceu que o cristianismo tornar-se-ia, exclusivamente, a religião de estado, no Império Romano, abolindo todas as outras religiões.

 

Em sequência, dois anos antes da realização do Concílio de Niceia, o Imperador Constantino declara oficialmente o Cristianismo Ortodoxo, como a religião do império Romano. Consequentemente, toda a Igreja passou também a receber grandes poderes, promovendo assim o apetite pela riqueza da classe eclesiástica.

 


Concílio de Constantinopla de 381, com a definição da divindade do Espírito Santo, podia, assim, retomar e aperfeiçoar o símbolo de Nicéia, fixando as estruturas fundamentais do dogma trinitário de maneira substancialmente definitiva.

 

Vejamos o que houve no ano 1073. Também é importante lembrar que a palavra “papa” – que vem do grego pappas, “pai” – foi durante vários séculos usada para designar todos os bispos do Ocidente. Apenas no ano 1073, por ordem do papa Gregório VII, ela se tornou de uso exclusivo para o bispo de Roma, autoridade máxima da Igreja Católica.


Os Concílios - universais, realizados pela Igreja, em número de vinte um,  +o de Jerusalém, em Atos 15, foram marcos importantíssimos na sua História, tendo em vista principalmente as definições da doutrina católica ao longo do tempo, vencendo os erros e heresias que comprometiam o 'Depositum Fidei' =Conteúdo da Fé.

Cisma do Oriente foi um período em que houve a divisão da Igreja Católica. O episódio que aconteceu em 1054 d.C marcou a separação entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja dirigida pelo patriarca, em Constantinopla,  atualmente no território de Istambul.


Credo Niceno é uma profissão de fé adotada do Primeiro Concílio Ecumênico reunido na cidade de Niceia da Bitínia, atual İznik, Turquia, em 325. Chama-se também o Símbolo Niceno, em latim: Symbolum Nicaenum, e a Profissão de fé dos 318 Padres, referência aos 318 bispos que participaram do Primeiro Concílio de Niceia.

São 21 os concílios ecuménicos, entendendo "ecuménico", aqui, com o sentido de "universal", com a participação de todos os bispos católicos do mundo.


Heresia é quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião. ... - ação, dito ou atitude que desrespeita a religião. - contrassenso, opinião absurda; disparate, despautério, tolice. Exemplo: uma heresia científica.

Mas, do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente cristão, o termo "Trindade", para expressar a ideia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano. No início do século III, em sua obra "Adversus Praxeas", 2,4; 8,7; ele utilizou o termo latino de trinitas.

Arianismo é uma linha filosófica que circulava principalmente, nos primeiros séculos da era cristã e consistiu na negação da consubstanciação, ou seja, Jesus e Deus Pai não seriam a mesma pessoa, segundo tal teoria. O arianismo afirmava que há apenas um Deus e que este não seria Jesus.


Suas principais decisões conciliares foram: condenar a venda de indulgências, conforme Lutero já as combatera e a igreja romana admitiu seu erro; condenou a intervenção de príncipes nos negócios da Igreja; condenou a doutrina protestante de justificação apenas pela fé, e reafirmou que a salvação é pela fé e também pelas obras.


Concílio de Trento foi realizado na cidade de Trento, na Itália, entre 1545 e 1563. Neste Concílio foram reafirmados os dogmas de fé questionados pelos protestantes, como os sete sacramentos, a autoridade papal, a salvação pelas obras, o culto aos santos, e muitos outros etc., etc.

contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.


Ao longo da História, os Concílios Ecumênicos foram 21, realizados, sobretudo, nos primeiros séculos do cristianismo; nos últimos 500 anos foram celebrados apenas três: o de Trento, no século 16; o Vaticano I, no século 19, e o Vaticano II, no século 20.

Daqui em diante, nenhum interesse me faz rever, ou simplesmente ver tantos agravos desrespeitosos, ao Eterno Altíssimo na Sua Majestade;  que como Criador de todas as coisas, continua relevando a estúpida arrogância dos sábios religiosos, como se todos fossem crianças, ou simplesmente uma multidão de nécios.

SENHOR! Meu Deus e Senhor... permita-nos, que o Vosso Santo Espírito nos dê sabedoria, discernimento justo, e um pequeno haver pecuniário, para que não sobeje e não nos impulsione à vaidade; com saúde e a vossa paz, o pão de cada dia nos basta. Portanto, Senhor! Tendes misericórdia de todos nós. Amém.

 

Irmão messias

 XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

Rio de Janeiro. Esta comunicação faz parte de um projeto maior, relacionado à temática indígena da capitania da Bahia do século XVIII, cujo objetivo é fazer a edição diplomática de manuscritos pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino (AHU). O corpus de análise para este trabalho é constituído por documentos que fazem parte do acervo do Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa. Por volta do aniversário dos 500 anos de Brasil, o Arquivo Histórico Ultramarino disponibilizou documentos históricos referentes à História do Brasil Colonial em arquivos de diversos países europeus e, em especial, de Portugal, microfilmados e transpostos em CD-ROM, veiculados pelo Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco (ou Projeto Resgate). Várias instituições brasileiras foram contempladas com parte desse valioso acervo digital. Desses documentos disponíveis, elegeram-se vinte e dois para serem editados diplomaticamente, a fim de facilitar a sua leitura, considerando-se a importância do século XVIII para a história do Brasil, em especial a da Bahia. Valendo-se da cópia microfilmada e da edição diplomática desses documentos, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre as abreviaturas presentes na documentação editada, em busca de informações sobre a escrita no Brasil no período em que o texto foi escrito, para se compreenderam as possíveis relações socioeconômicas, culturais, linguísticas e históricas do Brasil-Colônia, e contribuindo, assim, para um melhor entendimento da configuração da escrita, do período supracitado, no chamado português brasileiro. Palavras-chave: Abreviatura. Século XVIII. Bahia. Diplomática. É possível se observar hoje nas redes sociais um uso recorrente de termos abreviados, o “internetês”11, um novo tipo de linguagem que tem como principal objetivo ganhar tempo e conversar com o maior número de pessoas possível. Marconato (2006, p. 22) classifica o “internetês” como “um conjunto de abreviações de sílabas e simplificações de palavras que leva em conta a pronúncia e a eliminação de acentos”, como se pode verificar no Quadro abaixo: 11 Observa-se que o termo já figura como subtema em alguns dicionários brasileiro de referência, a exemplo de Sacconi, 2011. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 62 Cadernos do CNLF, Vol. XIX, Nº 05 – Ecdótica, crítica textual e crítica genética. INTERNETÊS CORRESPONDÊNCIA NA NORMA PADRÃO vc, VS Você Xau Tchau Kbça Cabeça ñ, naum Não Hj Hoje Aki Aqui Fmz Firmeza Abç Abraço Eh É Bj Beijo 9da10 Novidade Flw Falou Quadro 1 – Internetês e a correspondência na norma padrão. Curioso é perceber que essas abreviaturas parecem ser motivadas extremamente nos dias atuais. Para os jovens, acostumados com essa linguagem, o mais importante quando se está conversando virtualmente é se fazer entender e, mais do que isso, da maneira mais rápida. No obstante a realidade de hoje, é relevante perceber que as abreviaturas foram importantes em vários períodos da humanidade. Na Roma antiga, por exemplo, um escravo liberto que pertencia a Cícero, de nome Tiro, anotava seus discursos através de sinais, notas tironianas (ou taquigráficas), usadas desde o Império Romano até o século X (cf. BERWANGER & FRANKLIN, 1995, p. 64). Nesse período, como o costume era transcrever os discursos orais em tempo real, usava-se uma escrita desenvolvida com o objetivo de ser tão rápida quanto à fala. Nota-se que no período em foco o uso de abreviaturas era recorrente, quer pelo custo elevado de material de escrita, da tinta e do suporte, quer pela necessidade de registrar com rapidez os discursos proferidos oralmente. Na Idade Média a situação não era muito diferente. Os livros eram escritos por copistas, à mão, e a escrita precisava ser reduzida. Essa redução era feita através de símbolos, sinais e abreviaturas no lugar dos vocábulos. Era um trabalho cansativo, mas o principal objetivo era de ordem econômica uma vez que a tinta e o papel eram caríssimos. O preço de um Código Penal, por exemplo, segundo Silva Neto, chegava a custar 17 bois, ou 50 porcos, ou 200 carneiros, por volta do século XVIII. XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2015 63 Para Flexor (2008, p. XI), a proliferação das abreviaturas se explica por dois motivos: ocupar menos espaço, devido à raridade e consequente alto custo do material utilizado para a escrita, e economizar tempo escrevendo mais depressa. Spina (1994, p. 49-50), salienta que em fins da República romana esse uso excessivo desencadeou medidas que condicionavam o uso de abreviaturas, embora não surtindo efeito. Entretanto, durante o Renascimento, com a utilização da letra cursiva o uso exagerando diminuiu, mas “o hábito das abreviaturas continuou, a ponto de, para as obras jurídicas, serem até publicadas tábuas especiais para a leitura das siglas”. Tomando como ponto de partida a proposta de Cruz (1987, p. 81- 101), as abreviaturas podem ser classificadas, segundo a natureza do sinal abreviativo, em: a) Abreviatura por sinal geral; b) Abreviatura por sinal especial; c) Abreviatura por letra sobreposta. O corpus de análise para este trabalho é constituído por documentos que fazem parte do acervo do AHU, em Lisboa. Por volta do aniversário dos 500 anos de Brasil, o AHU disponibilizou documentos históricos referentes à História do Brasil Colonial em arquivos de diversos países europeus e, em especial, de Portugal, microfilmados e transpostos em CD-ROM, veiculados pelo Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco (ou Projeto Resgate). Várias instituições brasileiras foram contempladas com parte desse valioso acervo digital. Desses documentos disponíveis, elegeram-se vinte e dois para serem editados diplomaticamente, a fim de facilitar a sua leitura, considerando-se a importância do século XVIII para a história do Brasil, em especial a da Bahia. Valendo-se da cópia microfilmada e da edição diplomática desses documentos, este trabalho apresenta algumas considerações sobre as abreviaturas presentes na documentação editada, em busca de informações sobre a escrita no Brasil no período em que o texto foi escrito, para se compreenderam as possíveis relações socioeconômicas, culturais, linguísticas e históricas do Brasil colônia e contribuindo, assim, para um melhor entendimento da configuração da escrita, do período supracitado, no chamado português brasileiro. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 64 Cadernos do CNLF, Vol. XIX, Nº 05 – Ecdótica, crítica textual e crítica genética. Os documentos editados apresentam, não tão abundantemente, uma lista de abreviaturas, conforme sua classificação, como mostram as imagens a seguir. a) Supressão de elementos finais da palavra (apócope): b) Sigla, conforme Spina (1994, p. 50), “o processo mais antigo de abreviação por suspensão ou apócope, e seu uso, se manteve durante toda a Idade Média”. Consiste na representação da palavra pela letra inicial maiúscula, seguida de ponto. Segundo Flexor (1990: XII), podem ser de três tipos: siglas simples, quando indicadas apenas por uma letra; siglas reduplicadas, quando a letra é repetida para significar o plural das palavras representadas; siglas compostas, formada por duas ou três primeiras letras da palavra ou pelas letras predominantes no vocábulo: c) Contração ou síncope, ou seja, supressão das letras no meio do vocábulo: d) Letras sobrescritas: sobreposição da última ou das últimas letras da palavra: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2015 65 e) Abreviaturas numéricas: constituem as abreviaturas de numerações, designativas de ordem, divisão e meses do ano: Mesmo para quem tem o hábito de leitura de textos antigos, muitas vezes torna-se difícil interpretar as abreviaturas existentes num dado texto em função de não se conhecer a idiossincrasia ortográfica do escriba. Autores como Megale e Toledo acreditam que o desenvolvimento das abreviaturas deve obedecer aos seguintes critérios: “respeitar, sempre que possível, a grafia do manuscrito”, evitando-se, dessa maneira, intervenções da língua do editor sobre a língua do texto, e “no caso de variação no próprio manuscrito ou em coetâneos, a opção será para a forma atual ou mais próxima da atual”. (MEGALE & TOLEDO NETO, 2006, p. 147) Como visto, as abreviaturas são utilizadas desde a antiguidade, passando pela Idade Média e, com o advento da tecnologia, embora se pudesse aventurar a possibilidade do seu desuso, novas condições sociais e econômicas ampliam ainda mais sua utilização, expandindo-se com rapidez e muitas dessas inovações já fazem parte da linguagem escrita nos dias atuais. Veja-se que este trabalho, como convém metodologicamente, faz uma lista de abreviaturas. As reflexões apontadas acima mostram que as abreviaturas, tema bastante relevante, sobretudo para quem trabalha com edições de manuscritos de textos antigos, são de grande importância no processo de escrita desses textos e continuam marcando seu espaço na atualidade, a exemplo das inovações promovidas pela linguagem da internet. Vale ressaltar que uma boa leitura filológica se faz mediante um conhecimento preciso do sistema braquigráfico. Em virtude dessa importância, foi feito um glossário de todas as abreviaturas encontradas na documentação editada, conforme listagem a seguir.

 

 

Irmão messias