domingo, 30 de janeiro de 2022

DESVIO DO ALVO

PECCATU E HAMARTIA (do Latim e do Grego).


O PECADO: São várias as definições dadas ao termo pecado. Sua etimologia aclara seu significado nas Escrituras, e permite-nos distinguir entre o pecado perdoável e o imperdoável. No latim, “PECCATU”, significa transgressão de uma lei ou preceito. O credo de Westminster define: “Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão da lei divina”. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, ele é apresentado e definido como transgressão, desobediência, iniquidade, perversão, erro, ignorância, etc., Isaías 5.13; Os 4.6; 1 João 3.4. No grego “HAMARTIA”, significa “desvio do alvo”.

 

A SUSCETIBILIDADE DO ESPÍRITO SANTO

 

Como pessoa, Ele se comunica conosco. O Espírito Santo chora, ama e sente. Ele é muito sensível aos atos que ferem sua natureza divina Romano 8.26,27; 15.30; Efésios 4.30; Tiago 4.5. O fato de Ele ser suscetível a ofensas não significa que seja fraco. O Espírito Santo reage natural e automaticamente a toda ofensa contra sua pessoa.

 

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.  
Romanos 8:26,27

 

DEFINIÇÃO DE PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

 

O pecado.  São várias as definições dadas ao termo pecado. Sua etimologia aclara seu significado nas Escrituras, e permite-nos distinguir entre o pecado perdoável e o imperdoável. No latim, “PECCATU”, significa transgressão de uma lei ou preceito. O credo de Westminster define: “Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão da lei divina”. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, ele é apresentado e definido como transgressão, desobediência, iniquidade, perversão, erro, ignorância, etc., Isaías 5.13; e 4.6; 1 João 3.4. No grego “HAMARTIA”, significa “desvio do alvo”.

 

Pecados perdoáveis, e o imperdoável: 

 

João, o apóstolo amado, distinguiu dois tipos de pecados cometidos pelo homem. Os que são e os que não são para a morte, 1 João 5.16. A Igreja Romana denominou-os de veniais e mortais. Porém, identificamo-nos pelo grau de afetação à santidade e à autoridade do Espírito Santo. São pecados perdoáveis contra o Espírito santo, os que ofendem a suscetibilidade, como entristecê-lo, desprezá-lo, ultrajá-lo, tentá-lo, mentir-lhe, etc., e etc.

 

A palavra morte refere-se tanto à espiritual como à física. Os coríntios não discerniam o corpo do Senhor no momento da santa Ceia, 1 Coríntios 11.29; por isso, viviam fracos e doentes por causa dos pecados cometidos. A punição era a cessação da vida física, para não sofrerem o dano maior da morte eterna, 1 Coríntios 11.30. O crente que transgride os preceitos da Palavra de Deus, sem qualquer disciplina, são julgado pelo Senhor, 1 Coríntios 11.27-29. Existem pecados para a morte espiritual, que é a condenação eterna, se não houver arrependimento. No entanto, o imperdoável fere frontalmente o caráter do Espírito Santo. Uma pessoa que peca contra a autoridade e a santidade divina, por ignorância, fraqueza moral, resistência, tentação, etc., etc., é perdoada. Porém, quando blasfema conscientemente, com conhecimento de causa, para este pecado não há perdão.

 

PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

 

O pecado de desprezar o Espírito Santo:

 

Esta é uma das piores ofensas ao Espírito Santo de Deus, ou seja, o Próprio DEUS. Algumas traduções registram a palavra agravo ou ultraje. A transgressão está em não se reconhecer a autoridade do Espírito, e negar que Ele seja capaz de fazer alguma coisa. Significa tratá-lo com desdém, com pouco caso. Este pecado consiste na rejeição e resistência à graça de Deus revelada em Jesus Cristo. Hebreus 10.26 destaca o que peca deliberadamente, consciente, mesmo tendo o conhecimento da verdade. Em Hebreus 6.4, o autor diz: porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, alcancem o arrependimento, Hebreus 6.6. A culpabilidade deste pecado está na apostasia, e é, conforme indica o texto de Hebreus 10.29.

 

Tentar o Espírito santo

 

Pode alguém tentar a Deus? A Bíblia registra um fato histórico do povo hebreu, Hebreus 3.7-9, a caminho da terra prometida, Exodo 17.1. Como não havia água para beber, eles discutiram com Moisés. Este, então, respondeu: “Por causa desta provocação, Deus ordenou a Moisés que ferisse a rocha em Horebe, Exodo 17.6. O Espírito Santo entristeceu-se com a murmuração do povo contra o seu servo, Êxodo 17.7. Esta atitude levou o homem de Deus a chamar aquele lugar de Massá e Meribá que, respectivamente, significa TENTAÇÃO e Provação. Essa historia mostra claramente o que significa tentar o Espírito Santo. Os hebreus colocavam em dúvida a fidelidade de Deus. Esqueciam-se com facilidade de todas as maravilhas anteriormente efetuadas. Tentar o Espírito Santo, hoje, significa, significa testá-lo ou colocá-lo à prova, como se corresse o risco de Ele não cumprir o que prometeu. Lamentavelmente, em nossos dias, o Espírito Santo é testado por aqueles o consideram idêntico ao homem. A Bíblia ordena que examinemos a nós mesmos, 2 Coríntios 13.5. Porém, tentar o Espírito Santo ou testá-lo quanto à veracidade de suas palavras e o cumprimento de suas promessas, constitui-se numa falta grave, Atos 5.9. É uma irreverência, condenada por sua Palavra, Mateus 4.7; Deuteronômio 6.16. Não podemos colocá-lo no mesmo nível das fraquezas e limitações humanas, e, sim, crer plenamente nele Salmos 27.7-14.

 

Extinguir ou apagar o Espírito santo

 

Não apagueis o Espírito, 1 Tess 5.19. É uma forma especial de referir-se a um dos seus símbolos, o Fogo. A Igreja é uma família que precisa manter o aquecimento do Espírito santo para que todos vivam unidos. Apagar o Espírito em nossos corações significa, literalmente, eliminar o fogo divino de nossas vidas. Extinguir-se o Espírito, quando se rejeita o poder que dinamiza o cristão a fazer a obra de Deus. Apaga-se o Espírito, quando, por displicência, acaba-se o amor fraternal, Mateus 24.12; e, 1 João 3.14.

A Escritura Sagrada na Bíblia, diz que: “Deus é um fogo consumidor”,  Hebreus, 12.29. É o poder santificador e purificador da presença do Espírito Santo, que limpa toda a impureza, e incendeia a alma do crente com flamas de louvor, adoração e serviço. João batista declarou que Jesus batizaria com Espírito Santo e com fogo, Mateus 3.11. Apagar o Espírito santo, significa extinguir este fogo que ilumina, aquece, queima e limpa.

No dia de Pentecoste, foram vistas “línguas de fogo” sobre as cabeças dos discípulos. Esta manifestação do Espírito Santo, não destruía, mas assinalava a qualidade daquela experiência, Atos dos Apóstolos 2.3.

 

Irmão messias