
Almasih - em Árabe
Em aramaico é: Yeshua Hamashia que me ajudem, porque só o Santo Espírito do Eterno me haverá de
ajudar. Amém!
“Porquanto ouvimos
que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo
coisas vãs.
“A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3; 11, 12.
“A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3; 11, 12.
“Uma pessoa
que sabe evitar brigas, é digna de todo o respeito;
só os tolos se metem em discussões.
só os tolos se metem em discussões.
“O preguiçoso não quer lavrar a
terra na estação própria;
quando chega a época da colheita, não tem o que comer.
quando chega a época da colheita, não tem o que comer.
“Por mais fundo que se escondam no coração do
ser humano os seus pensamentos,
um indivíduo com bom entendimento saberá tirá-los para fora.
um indivíduo com bom entendimento saberá tirá-los para fora.
Provérbios 20; 3, 5.
TOLOS. Não respondas ao tolo segundo a sua
estultícia, para que também não te faças semelhante a ele.
5 Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que ele não seja
sábio aos seus próprios olhos.
6 Os pés decepa, e o dano bebe, quem manda mensagens pela mão dum
tolo.
7 As pernas do coxo pendem frouxas; assim é o provérbio na boca dos
tolos.
8 Como o que ata a pedra na funda, assim é aquele que dá honra ao
tolo.
9 Como o espinho que entra na mão do ébrio, assim é o provérbio na
mão dos tolos.
10 Como o flecheiro que fere a todos, assim é aquele que assalaria ao
transeunte tolo, ou ao ébrio.
11 Como o cão que torna ao seu vômito, assim é o tolo que reitera a
sua estultícia.
12 Vês um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há
para o tolo do que para ele.
Almasih - em Árabe
Em aramaico é: Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias. É um termo em aramaico,
que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até
hoje. Os judeus, principalmente em Israel, ainda utilizam bastante a palavra.
Em hebraico é: Yeshua Hamashia significa Jesus
Cristo, o Messias..
Invocar o nome do Senhor
O que significa invocar o nome do Senhor? Alguns
cristãos pensam que invocar o Senhor é o mesmo que orar a Ele. Sim, invocar é
uma espécie de oração, mas não é simplesmente orar. A palavra hebraica usada
para invocar significa “bradar”, “clamar”, “gritar”. A palavra grega usada para
invocar significa “invocar uma pessoa”, “chamar uma pessoa pelo nome”. Em
outras palavras, é chamar audivelmente uma pessoa pelo nome. Embora a oração
possa ser silenciosa, o invocar precisa ser audível.
Dois profetas do Antigo Testamento ajudam-nos a ver
o que significa invocar o Senhor. Jeremias nos diz que invocá-Lo significa
clamar a Ele, Lamentações 3:55-56. Isaías nos diz que o invocar é tirar com
alegria águas das fontes da salvação,
Isaías 12: 2, 6.
No Antigo Testamento
A prática de invocar o nome do Senhor, começou na terceira geração da raça humana,
com o Enos, filho de Sete, Gênesis 4: 26, e essa história prosseguiu ao longo
da Escritura Sagrada na Bíblia, tanto com Abraão, Gênesis 12: 8, Isaque 26: 25,
Moisés Deuteronômio 4: 7, Jó 12: 4, Jabez 1 Crônicas 4: 10, Sansão Juízes 16: 28,
Samuel, 1 Samuel 12: 18, Davi, 2 Samuel 22: 4, Jonas, Jonas 1: 6, Elias,
1 Reis 18: 24, e Jeremias, Lamentações 3: 55. Os homens do Antigo Testamento,
não apenas invocavam o nome do Senhor; mas também muitos deles profetizavam enquanto
que também outros O invocariam, Joel 2:
32, Sofonias 3: 9; Zacarias 13: 9.
Embora muitos estejam familiarizados com as
profecias de Joel concernentes ao Espírito Santo, poucos perceberam que, para
receber o derramamento do Espírito Santo, é preciso que se invoque o nome do
Senhor. Por um lado, Joel profetizou que Deus derramaria Seu Espírito; por
outro, profetizou que as pessoas invocariam o nome do Senhor. Essa profecia se
cumpriu no dia de Pentecostes Atos 2: 17 a 21. O derramamento do Espírito
necessita da cooperação de nosso invocar.
Praticado pelos crentes do Novo Testamento
Os crentes do Novo Testamento, desde essa ocasião
no dia de Pentecostes, praticavam o invocar o nome do Senhor. Enquanto Estêvão
estava sendo apedrejado até a morte, ele invocava o nome do Senhor Atos 7: 58, 59.
60.
Outras passagens bíblicas nos confirmam essa
prática no Novo Testamento, como em Atos 9:14; 22:16; 1 Coríntios1:2, e 2
Timóteo 2:22. Saulo de Tarso recebeu autorização dos principais sacerdotes para
prender todos os que invocavam o nome do Senhor, Atos 9: 14. Isto indica que os
primeiros crentes invocavam Jesus. Invocar o nome do Senhor era uma marca, um
sinal de que eram cristãos. Se nós nos tornamos aqueles que invocam o nome do
Senhor, nosso invocar vai nos distinguir como cristãos.
O apóstolo Paulo enfatizou a questão de invocar
quando escreveu o livro de Romanos. Ele disse: “Pois não há distinção entre
judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os
que o invocam. Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” Romanos 10: 12, 13. Paulo também falou sobre
invocar o Senhor em 1 Coríntios, quando, ao destinar a carta, identificou-se “com
todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor
deles e nosso.” 1 Corintios 1: 2.
Além disso, em 2 Timóteo, ele disse para Timóteo seguir as coisas espirituais
com os que, de coração puro, invocam o Senhor 2 Timóteo 2: 22. Por esses
versículos podemos ver que, no primeiro século, os cristãos praticavam bastante
o invocar o nome do Senhor.
Evidencia-se assim que, ao longo do Antigo
Testamento, bem como nos primeiros tempos da era cristã, os santos invocavam o
nome do Senhor. Como é lamentável que isso tenha sido negligenciado pela maior
parte dos cristãos por tanto tempo! Cremos que hoje o Senhor está restaurando a
prática de invocar Seu nome para que desfrutemos as riquezas de Sua vida. Ó
Senhor Jesus, o Cristo! Maxshia ‘O Ungido’.
irmão messias