quinta-feira, 28 de julho de 2022

 SALMOS 140 ... E... 

Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento, 
Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra. 
Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. Selá. 
Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos. 
Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede ao lado do caminho; armaram-me laços corrediços. Selá. 
Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó Senhor. 
Ó Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha. 
Não concedas, ó Senhor, ao ímpio os seus desejos; não promovas o seu mau propósito, para que não se exalte. Selá. 
Quanto à cabeça dos que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios. 
Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados no fogo, em covas profundas, para que se não tornem a levantar. 
Não terá firmeza na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado. 
Sei que o Senhor sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado. 
Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença. 

Salmos 140; 1; a 13 ... E...  

Salmos 8, 12, e 15. 

Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! 
Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. 
Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; 
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. 
Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 
Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 
As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. 
Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!. Salmos 8; 1, a 9. 
 
Salmos 12; 1, a 6. 

Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. 
Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado. 
O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente. 
Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós? 
Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram. 
As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. 
Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre. 
Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados. Salmos 12; 1, a 8.  

Salmos 15; 1, a 5, 

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? 
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. 
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; 
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. 
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. Salmos 15; 1, a 5. 

 

Irmão messias

 A LENDA DE PAI MEI – O INVENSIVEL NO KUNG FU – ARTES MARCIAIS 

Pai Mei tem suas origens ligadas à figura histórica do monge ShaolinBak Mei, desde 1644–1912, e a lenda do massacre do templo Shaolin. Bak Mei, traduzido do cantonês, que, significa sobrancelhas brancas, o que explica a aparência de Pai Mei, com suas longas e alvas sobrancelhas. 

 

Estas são as encarnações de Pai Mei. 

 

David Carradine e Michael Madsen 
Pai Mei - Chinês:  Wade-Giles: Pai Meipinyin: Bái Méi; literalmente, Sobrancelha Branca. Bak Mei é a pronúncia cantonesa. é considerado um dos lendários "Cinco Velhos" - os sobreviventes da destruição do Mosteiro Shaolin pela dinastia Qing (1644–1912). Ainda segundo a lenda, Pai Mei teria traído o mosteiro para beneficiar o governo imperial manchu. Seu nome também denomina um estilo sulista de kung fu. Pai Mei foi retratado em vários filmes de Hong Kong, como The Shaolin Avengers, 1976, Executioners from Shaolin, 1977, Abbot of Shaolin, 1979, Shaolin Rescuers, 1979, e Clan of the White Lotus, 1980, bem como no filme estadunidense Kill Bill: Volume 2, 2004. 

A lenda 

Os manchus conquistaram a China em 1644, derrubando a dinastia Ming. Como parte da campanha para pacificar a China, os manchus atacaram alguns mosteiros Shaolin. O líder do templo Shaolin, Hong Mei (Sobrancelha Vermelha), morreu, deixando seu posto para Chi Thien Su, também conhecido como Jee Sin, um dos Cinco Grandes Mestres de Kung-fu. Segundo a lenda, Chu Long Tuyen, que viria a ser conhecido como Pai Mei, não aceitou isso, pois acreditava que Chi Thien Su serviria a corrupta dinastia Ming. Pai Mei teria preferido servir a dinastia Qing invasora. Então, em 1647, teria ocorrido o ataque ao mosteiro Shaolin em Quanzhou, na província de Fujian. Algumas versões dizem que o mosteiro se localizava na província de Henan. Os Cinco Velhos de Shaolin teriam sobrevivido ao ataque, e Chi Thien Su teria fundado um novo mosteiro na Montanha dos Nove Lotos, também na província de Fujian. Depois que Pai Mei se recusou a revelar seu real nome por medo de represálias contra sua família, o abade do mosteiro teria oficializado seu nome como Pai Mei (Sobrancelha Branca). De acordo com algumas versões, Pai Mei teria traído a dinastia Ming neste momento, revelando os planos contra a dinastia manchu ao imperador manchu Shunzhi. Depois da destruição do templo pelos manchus, Pai Mei teria estudado taoismo. Pai Mei então teria liderado um ataque contra os manchus, mas, tendo suas tropas sido capturadas, teria sido forçado a liderar 50 000 soldados manchus na segunda destruição do templo Shaolin, em Henan, para que seus soldados que haviam sido capturados não fossem torturados e mortos. Neste ataque, Pai Mei teria vencido Chi Thien Su, quebrando seu pescoço. 

Conta-se que Pai Mei foi um dos únicos cinco sobreviventes do incêndio do monastério Shaolin, provocado pelos manchus em 1768. Muito provavelmente, o monge Pai Mei (também conhecido como Pak Mei, em Cantonês) é um dos vilões mais notórios das artes marciais, apontado como o culpado por uma das maiores tragédias de toda a história do kung fu, quando teria traído o templo Shaolin do Sul. Existem diversas lendas que apresentam Pai Mei como um dos responsáveis pela destruição do monastério Shaolin, enquanto outras dizem que ele decidiu permanecer numa posição de neutralidade durante a revolta contra o regime Qing, e que um dos seus discípulos, um famoso lutador, foi contratado pelos manchus para caçar e matar os monges rebeldes. 

Outra versão diz que Pai Mei foi capturado pelos manchus e, temendo por sua vida, decidiu unir-se a eles, ajudando uma tropa manchu a se infiltrar no templo. Depois disso, o monastério teria sido reduzido a cinzas num grande incêndio, deixando, como saldo, alguns poucos sobreviventes. Outra versão diz que o traidor do mosteiro teria sido Ma Ning-Yee. Outra versão diz que ambos, Pai Mei e Ma Ning-Yee, teriam traído o templo, talvez com a ajuda de Fung Do-Duk. Outra versão diz que Bak Mei era o apelido de Ma Ning-Yee ou Fung Do-Duk. Porém, de acordo com o mestre Chou Deji, de Foshan, descendente direto de Pai Mei, seu ancestral nada teve a ver com o incêndio de 1768 e esta história errônea teria sido propagada pelo povo, o que fez com que o estilo de kung fu desenvolvido e ensinado por Pai Mei tivesse praticamente desaparecido do conhecimento público, já que os seus praticantes eram considerados como traidores, sendo constantemente perseguidos. Por tudo isso, considera-se que a história dos Cinco Velhos de Shaolin não tem base histórica, e provém das novelas wuxia, como Wan Nian Qing , e da mitologia de organizações anti-Qing, como a Sociedade do Céu e da Terra, que proliferavam na China do início do século XIX. 

Verdadeira ou não, a reputação de traição de Pai Mei provocou uma animosidade real entre os praticante do estilo Pak Mei de kung-fu e os praticantes de estilos que teriam sido traídos por Pai Mei.[1] De acordo com alguns praticantes do estilo Pak Mei, Pai Mei não teria traído o mosteiro, teria apenas se recusado a participar da rebelião contra a dinastia Qing. Outra versão diz que Pai Mei teria sido banido ao testar seu estilo contra alguns monges e matado estes. Alguns praticantes do estilo Pak Mei ainda consideram que a reputação de Pai Mei de ter matado monges shaolin significaria uma superioridade do estilo em relação ao estilo shaolin. 

O estilo Pak Mei de kung-fu 

Se caracteriza por golpes poderosos com a mão a curta distância.[2] É regido por quatro princípiosː Fou (flutuar), Chum (afundar), Tun (engolir) e Tou (cuspir), característicos dos estilos sulistas de kung-fu e do caratê. O estilo se baseia nos movimentos do tigre. A tradição do estilo remete ao monte Emei, onde Pai Mei teria transmitido o estilo ao monge zen Gwong Wai, que, por sua vez, teria transmitido a arte ao monge zen Juk Faat Wan e ao taoista Fung Fo. Este teria passado a arte a Lau Siu-Leung, que estabeleceu a linhagem do estilo em Foshan. 

 

#mmsopensador – Eu, Manoel Messias Santos, o pensador. Sou em espírito, definitivamente cristão, e creio em Deus e Pai de Jesus o Cristo; mas na carne eu reverencio honrosamente Shaolim, sobre todas as suas habilidades e ensinamentos... Com exceção apenas do seu credo, o que também eu sinceramente respeito. E amei a Estória do Pai Mei, exatamente pela eximia criatividade do autor, na busca do Poder Espiritual, paralela a Divindade do nosso Próprio Pai Eterno, Criador de todas as coisas. Sinto-me, imensamente GRATO, por essa maravilhosa estória que eu a desconhecia. 

David Carradine e Michael Madsen  

Cujos personagens me foram colaboradores de bastante coisas que eu precisava saber.