Hebreus 6, e 10
- Pelo que, deixando os rudimentos da
doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o
fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, -
e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos
mortos, e do juízo eterno. - E isso faremos, se Deus o
permitir.
- Porque é impossível
que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom
celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, -
e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, -
e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a
eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.
- Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela e
produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada recebe a bênção de
Deus; - mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada
e perto está da maldição; o seu fim é ser
queimada.
- Mas de vós, ó
amados, esperamos coisas melhores e coisas que acompanham a
salvação, ainda que assim falamos. - Porque Deus
não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho de
amor que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e
ainda servis. - Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao
fim, para completa certeza da esperança; - para que vos não façais negligentes,
mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas.
- Porque, quando Deus
fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por
si mesmo, - dizendo: Certamente,
abençoando, te abençoarei e, multiplicando, te multiplicarei. - E assim, esperando com paciência, alcançou
a promessa. - Porque os homens
certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para
confirmação é, para eles, o fim de toda contenda. - Pelo que, querendo Deus mostrar mais
abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se
interpôs com juramento, - para que por
duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta,
tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a
esperança proposta; - a qual temos como
âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, - onde Jesus, nosso precursor,
entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de
Melquisedeque.
- Porque, tendo a lei a sombra dos bens
futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que
continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. - Doutra maneira, teriam deixado de se
oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam
consciência de pecado. - Nesses sacrifícios,
porém, cada ano, se faz comemoração dos pecados, - porque é impossível que o sangue dos touros
e dos bodes tire pecados. - Pelo que,
entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me
preparaste; - holocaustos e oblações pelo
pecado não te agradaram. - Então, disse:
Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus,
a tua vontade. - Como acima diz:
Sacrifício, e oferta, e holocaustos, e oblações pelo pecado
não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). - Então, disse: Eis aqui venho, para fazer, ó
Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
- Na qual vontade temos sido
santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma
vez.
= E assim todo sacerdote aparece cada dia,
ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem
tirar pecados; -
mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado
para sempre à destra de Deus, - daqui em
diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus
pés. - Porque,
com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados. - E também o Espírito Santo no-lo testifica,
porque, depois de haver dito: - Este é o
concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas
leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: - E jamais me lembrarei de seus pecados e de
suas iniquidades. - Ora, onde há remissão
destes, não há mais oblação pelo pecado.
Exortação a perseverar na fé
-
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no
Santuário, pelo sangue de Jesus, - pelo
novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua
carne, - e tendo
um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
- cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o
coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, - retenhamos firmes a confissão da nossa
esperança, porque fiel é o que prometeu. - E
consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor
e às boas obras, - não deixando a nossa congregação, como é
costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto
vedes que se vai aproximando aquele Dia.
-
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de
termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos
pecados, - mas
uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os
adversários. - Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem
misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
- De quanto maior castigo cuidais vós
será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o
sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da
graça? - Porque
bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei
a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. - Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
- Lembrai-vos, porém, dos dias
passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de
aflições. - Em
parte, fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações e, em parte,
fostes participantes com os que assim foram tratados. - Porque
também vos compadecestes dos que estavam nas prisões e com gozo permitistes a
espoliação dos vossos bens, sabendo que, em vós mesmos, tendes nos céus uma
possessão melhor e permanente. - Não
rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. - Porque necessitais
de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais
alcançar a promessa.
- Porque ainda um poucochinho de tempo, e o
que há de vir virá e não tardará. - Mas o
justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. - Nós,
porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que
creem para a conservação da alma.
Irmão messias