domingo, 23 de agosto de 2015

O APEGO DO SALMISTA A DEUS
E A SUA PALAVRA
DIANTE DAS DIFICULDADES DA VIDA
Salmos 119 105, 112.

Isso aqui, é parte d’uma série da "Exposição do Salmo 119", e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias.                                                                                                No final deste exame, você encontrará uma outra exposição do Salmo 119 – A Excelência da Palavra de Deus.


Introdução:
A décima quarta divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra - nun - que significa “peixe”. Esta letra era usada para indicar o numeral 50. Normalmente é transliterada como a letra “n” em português.

Nesta porção o Salmista vai falar da importância da palavra de Deus diante dos desafios da vida diária.

A Palavra de Deus como Lâmpada, verso 105.

Nos dias do Salmista, não existia iluminação pública. Quando a pessoas saiam de suas casas à noite precisavam levar uma lamparina consigo para evitar os perigos que a escuridão da noite escondia.
A Palavra de Deus, como luz em meio a escuridão, é derivada desta observação.
Muitas vezes precisamos andar em meio a densas trevas. Cada pessoa precisa aprender a usar a Palavra de Deus de forma pessoal, prática e habitual

Provérbios 6:23
Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida.

Um dos benefícios mais práticos da Palavra de Deus é a direção que nos oferece nas rotinas do dia a dia. Nós precisamos deixar nos guiar pelas instruções da Palavra de Deus. Felizes são todos aqueles que se apropriam da Palavra de Deus e a usam de forma prática como conselheira e fonte de consolação.

O Salmista e o seu apego
à Palavra de Deus, verso 106.
Sabedor do valor da Palavra de Deus o Salmista se apega à mesma com todos os recursos disponíveis.
            
Visando se forçar, pois não confia em si mesmo, ele assume um juramento de guardar os mandamentos do SENHOR.

O Salmista sabe que fazer o que é certo é sempre certo e que não existe nenhum mérito em se fazer o que se está obrigado a fazer. As pessoas inventam “auto sacrifícios” visando agradar a Deus, mas o Salmista sabe que “obedecer é melhor do que o sacrificar.

1 Samuel 15:22
Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

Nosso apego à Palavra de Deus deve existir porque amamos a Deus e Sua Palavra. Nosso apego à Palavra de Deus deve ser como os votos que fazemos no casamento: nós fazemos os votos porque amamos a outra pessoa.

O Salmista diante das dificuldades da vida – versos 107 e 108.

Verso 107 -  O fato de sermos servos de Deus não nos guarda de enfrentarmos dificuldades, pelo contrário, o fato de sermos servos de Deus é garantia absoluta de que iremos enfrentar problemas. Hoje em dia, todavia, existe uma tendência de se promover uma “religião cor de rosa” que é norteada por frases de efeito do tipo:
“Pare de sofrer!” ou “Um milagre espera por você”.
“Venha você também receber o seu milagre e ser feliz”.

O Salmista entendia que quanto mais obediente fosse à palavra de Deus tanto mais afligido seria. Por este motivo ele implora que Deus o vivifique!

A vivificação divina é o melhor remédio contra as aflições da vida. O Deus Vivo é o único capaz de vivificar o ser humano.

O Salmista pede para Deus agir de acordo com as promessas feitas e não de acordo com os sentimentos que ele estava experimentando.

Verso 108  -  O Salmista reconhece o valor do louvor e o valor da proclamação da verdade Divina. Isso está perfeitamente alinhado com a orientação que o autor de Hebreus nos dá e que diz:
                                    
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome – Hebreus 13:15.

O Apóstolo Pedro nos exorta dizendo: ”Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.   1 Pedro 2:9.

O Salmista e os perigos inventados pelos inimigos — versos 109 e 110.

Verso 109  -  Esse versículo é tanto mais verdadeiro se o autor do Salmo 119 for o rei Davi. Houve épocas na vida de Davi em que ele vivia fugindo e se escondendo de caverna em caverna. Não tinha sossego nem de noite nem de dia.

Todavia o Salmista não deixava as dificuldades servirem de justificativa para desobedecer aos mandamentos do Senhor. A vivificação do verso 107 e o ensino do verso 108 serviam para mantê-lo firme na lembrança da lei de Deus.

Verso 110  -  A vida espiritual está cheia de perigos. Não é, sob nenhum aspecto, uma vida fácil.

Espíritos malignos e homens malignos não irão sossegar enquanto não destruírem nossas vidas. Somos alvos permanentemente marcados para sermos destruídos. Como é que o Salmista conseguia vencer estas dificuldades?
Ele mantinha seus olhos abertos aos perigos tendo sua mente e seus pés iluminados pela Palavra de Deus.   Mantinha-se perto de Deus.

Não se desviava do caminho do Senhor porque buscava instrução, orientação e vivificação da parte de Deus e encontrava o que estava buscando.
O Salmista tinha a Palavra de Deus como sua herança  -  verso 111.

Conhecer os ensinamentos, descansar nas promessas e praticar os mandamentos: em tudo que estava relacionado à Palavra de Deus, era onde o Salmista encontrava verdadeiro prazer.

Nós temos uma herança eterna, imarcescível e fazemos bem em nos apegar a ela com todas as nossas forças.         1 Pedro 1: 3 e 4.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,      

para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros.
O Salmista e a inclinação permanente do seu coração verso 112.

Os fatos de o Salmista ter a Palavra de Deus como lâmpada  -  verso 105, de se apegar firmemente à Palavra de Deus - verso 106, de ser vivificado por Deus - verso 107 - de ser ensinado por Deus.  
E o verso 108, faziam com que ele se inclinasse a obedecer aos mandamentos do SENHOR até ao fim da vida!

O Salmista estava inclinado a praticar os mandamentos de Deus enquanto outros estão dispostos apenas a falar acerca dos mandamentos de Deus.

O Salmista estava inclinado a praticar os estatutos do Senhor enquanto outros estão dispostos apenas a praticar certos rituais.

O Salmista estava inclinado a obedecer sempre enquanto outros estão dispostos a obedecer, somente, de vez em quando.

O Salmista estava inclinado a se relacionar com Deus aqui e por toda a eternidade enquanto outros buscam apenas uma religião temporária.

Conclusão:

Como o Salmista, nós precisamos ter a Palavra de Deus como lâmpada - verso 105, precisamos nos apegar firmemente à Palavra de Deus. verso 106,  precisamos ser vivificado por Deus. Verso 107,  precisamos ser ensinado por Deus. Verso 108, Quando buscamos, encontramos.

Mateus 7:7

Pedi, e (dar se vos á); buscai e achareis; batei, e (abrir se vos á).

Diante das armadilhas que os inimigos nos preparam, nossa resposta deve ser um apego cada vez maior ao SENHOR e à Sua Palavra. O profeta Isaías, diz que Os que esperam no SENHOR, renovam as suas forças, sobem com as asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Isaías 40:31. . Temos que aprender a esperar com firmeza no SENHOR.


Temos que entender que nosso relacionamento com Deus não é apenas um relacionamento de conveniências nem um relacionamento temporário. É sim um relacionamento que se inicia aqui e irá se estender por toda a eternidade —

João 17:3

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


OUTROS,                                                                                            NA SÉRIE DO  119.

A Excelência da Palavra de Deus.


Salmos 119: 1 - 8. Os Bem Aventurados.


Salmos 119: 9 - 16. A Importância da Palavra de Deus para os Jovens.


Salmos 119: 17 – 24. A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos.


Salmos 119: 25 - 32.  A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra.


Salmos 119: 33 – 40.  Completa Dependência de Deus e Sua palavra.


007 — Salmos 119: 41 - 48. Servindo Deus. Nos Termos de Deus.


Salmos 119: 49 - 56. Encontrando Conforto na Palavra de Deus.


Salmos 119: 57 - 64. Encontrando Plena Satisfação.  Apenas em Deus.


Salmos 119: 65 - 72.  A Bondade de Deus.


Salmos 119: 73 - 80. A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus.


Salmos 119: 81 - 88.  A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia.

Salmos 119: 89 - 96. A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação.

Salmos 119: 97 - 104.  Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

Salmos 119: 105 - 112.  O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

Salmos 119: 113 - 120.  O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

Salmos 119: 121 - 128. O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

Salmos 119: 129 - 136. O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”.

Salmos 119: 137 - 144. Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista.


Salmos 119: 145 - 153. Orientação Objetiva,  acerca do Ato de Orar.


Salmos 119: 153 - 160. O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus.


Salmos 119: 161 - 168.  VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS.

Salmos 119: 169 - 176. A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS.



Irmão messias











                                    

Bens Materiais

Compartilhar

 

 

"Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que o fiz?", pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.


 

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.


 

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.


 


Outros versículos:

 

Tiveram prazer nisso e de fato são devedores aos santos de Jerusalém. Pois, se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.
Romanos 15:27

Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, com­prados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chega­ram.
Gênesis 12:5

E não podiam morar os dois juntos na mesma região, porque pos­suíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los.
Gênesis 13:6

Os vencedores saquea­ram todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento, e partiram.
Gênesis 14:11

Levaram também Ló, sobrinho de Abrão, e os bens que ele possuía, visto que morava em Sodoma.
Gênesis 14:12

                                          

Recuperou todos os bens e trouxe de volta seu parente Ló com tudo o que possuía, com as mulheres e o restan­te dos prisioneiros.
Gênesis 14:16

O rei de Sodoma disse a Abrão: "Dê-me as pessoas e pode ficar com os bens".
Gênesis 14:21

Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens.
Gênesis 15:14

Raquel e Lia disseram a Jacó: "Temos ainda parte na herança dos bens de nosso pai?
Gênesis 31:14

e conduziu todo o seu rebanho, junto com todos os bens que havia acumulado em Padã-Arã, para ir à terra de Canaã, à casa de seu pai, Isaque.
Gênesis 31:18

Lembrem-se de que os seus rebanhos, os seus bens e todos os seus outros animais passarão a ser nossos. Aceitemos então a condição para que se estabeleçam em nosso meio".
Gênesis 34:23

Le­varam as mulhe­res e as cri­anças, e saquearam todos os bens e tudo o que havia nas casas.
Gênesis 34:29

 

Esaú tomou suas mulheres, seus filhos e filhas e todos os de sua casa, assim como os seus rebanhos, todos os outros animais e todos os bens que havia adquirido em Canaã, e foi para outra região, para longe do seu irmão Jacó.
Gênesis 36:6

Os seus bens eram tantos que eles já não podiam morar juntos; a terra onde estavam vi­vendo não podia sustentá-los, por causa dos seus rebanhos.
Gênesis 36:7

agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.
Gênesis 39:4

Desde que o deixou cui­dando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no cam­po.
Gênesis 39:5

Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim - tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens.
Gênesis 45:10

 

Não se preocupem com os seus bens, pois o melhor de todo o Egito será de vocês".
Gênesis 45:20

Também levaram os seus rebanhos e os bens que tinham adqui­rido em Canaã. Assim Jacó foi para o Egito com toda a sua descendên­cia.
Gênesis 46:6

"Se alguém entregar ao seu próximo prata ou bens para serem guardados e estes fo­rem roubados da casa deste, o ladrão, se for encontrado, terá que restituí-los em dobro.
Êxodo 22:7

Mas, se o ladrão não for encontrado, o dono da casa terá que comparecer perante os juízes para que se determine se ele não lançou mão dos bens do outro.
Êxodo 22:8

'Sepa­rem dentre os seus bens uma oferta para o Senhor. Todo aque­le que, de coração, estiver disposto, trará como oferta ao Senhor ouro, prata e bronze;
Êxodo 35:5

quando assim pecar, tornando-se por isso culpado, terá que devolver o que roubou ou tomou mediante extorsão, ou o que lhe foi con­fiado, ou os bens perdidos que achou,
Levítico 6:4

 

e a terra abriu a sua boca e os engoliu juntamente com suas famílias, com todos os seguidores de Corá e com todos os seus bens.
Números 16:32

Os israelitas capturaram as mulheres e as crianças midianitas e tomaram como despojo todos os rebanhos e bens dos midianitas.
Números 31:9

de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro e todos os seus bens,
Deuteronômio 8:13

Ele receberá uma porção de alimento igual à dos outros levitas; além disso, ficará com o que receber com a venda dos bens da sua família.
Deuteronômio 18:8

Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens.
Josué 7:11

Pondo os seus filhos, os seus animais e os seus bens na frente deles, partiram de volta.
Juízes 18:21

 


Certo homem de Maom, que tinha seus bens na cidade de Carmelo, era muito rico. Possuía mil cabras e três mil ovelhas, as quais estavam sendo tosquiadas em Carmelo.
1 Samuel 25:2

 

 

 

 

 

Irmão messias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                         7