sexta-feira, 14 de agosto de 2015

 CORAÇÃO


O coração do ser humano é bastante enganoso e por isso não devemos confiar nos seus desejos e desígnios. Devemos olhar para Deus e acreditar que a Sua vontade é o que há de melhor para nós.
Enquanto o homem olha para o que é físico, Deus sonda e vê o conteúdo do coração. Só Ele tem o poder para transformar, e mesmo o coração mais duro não consegue resistir ao Seu toque.
Passagens e versículos bíblicos:
O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".

Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Cria em mim um coração puro, ó Deus,
e renova dentro de mim um espírito estável.

Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.

Da­rei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Acima de tudo, guarde o seu coração,
pois dele depende toda a sua vida.

O coração é mais enganoso
que qualquer outra coisa
e sua doença é incurável.
Quem é capaz de compreendê-lo?

não endureçam o coração,
como na rebelião,
durante o tempo da provação no deserto,

Confie no Senhor de todo o seu coração
e não se apoie
em seu próprio entendimento;

O coração em paz dá vida ao corpo,
mas a inveja apodrece os ossos.

Que ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.

PROSÉLITO

Perspicaz, Volume 3 p. 343

Converso, isto é, alguém que abraçou o judaísmo, sendo circuncidado, no caso do varão. (Mateus 23:15 n) A palavra grega pro·sé·ly·tos (prosélito) é empregada tanto na Septuaginta como nas Escrituras Gregas Cristãs.
Por mais de 19 séculos, Deus lidou com um povo especial, seleto, a família de Abraão e sua semente, primariamente a nação de Israel. Todavia, era possível que um não-hebreu ou não-israelita que desejasse servir a Deus, segundo os requisitos da adoração verdadeira, assim o fizesse. Entretanto, ele teria de converter-se à religião verdadeira, isto é, tornar-se um prosélito. A Lei mosaica fazia provisões específicas para a pessoa de origem não-israelita que morasse em Israel. Tal “residente forasteiro” podia tornar-se um adorador pleno de Deus, sendo circuncidado, no caso dum varão, em reconhecimento de que aceitara a adoração verdadeira. (Êxodo12:48, 49) O prosélito tinha a responsabilidade de obedecer a toda a Lei, e devia ser tratado pelos judeus naturais como irmão. (Levitico 19:33, 34; 24:22; 
Gálatas 5:3; RESIDENTE FORASTEIRO.) A palavra hebraica ger, traduzida “residente forasteiro” (“estrangeiro”, Al), nem sempre se refere a tal converso religioso 
(Gênesis 15:13; Êxodo 2:22; Je 14:8), mas em mais de 70 casos em que os tradutores da Septuaginta possivelmente criam que se referia, eles a traduziram pelo grego pro·sé·ly·tos.
Durante toda a história israelita, pessoas não-judias tornaram-se prosélitos, com efeito afirmando sobre os judeus o que a moabita Rute dissera a Noemi: “Teu povo será o meu povo, e teu Deus, o meu Deus.” (Rute 1:16; Jos 6:25; Mateus 1:5) A oração de Salomão por ocasião da inauguração do templo refletia o espírito aberto e generoso de Deus para com aqueles, dentre as muitas nações, que desejassem servir a Ele quais prosélitos. (1Reis 8:41-43) Os não-judeus citados nominalmente, que, pelo visto, se tornaram prosélitos, incluíam Doegue, o edomita (1Samuel 21:7), Urias, o hitita (2Samuel 11:3, 11), e Ebede-Meleque, o etíope. (Jeremias 38:7-13) Quando os judeus, nos dias de Mordecai, obtiveram permissão de pôr-se de pé e se defender, “muitos dos povos da terra declaravam-se judeus”. (Ester 8:17) A Septuaginta reza: “E muitos dos gentios foram circuncidados, e se tornaram judeus.” — Bagster.
Ativos no Proselitismo. Em resultado do exílio babilônico, o judaísmo tornou-se difundido. Os judeus da Diáspora entraram em contato com pagãos de muitas nações. O estabelecimento de sinagogas e a disponibilidade das Escrituras Hebraicas na língua grega tornaram mais fácil que pessoas de todo o mundo romano conhecessem a religião judaica. Escritores antigos, tais como Horácio e Sêneca, atestaram que numerosas pessoas, em diversos países, juntaram-se aos judeus, tornando-se assim prosélitos. Josefo relatou que os judeus de Antioquia, da Síria, “constantemente atraíam multidões de gregos às suas cerimônias religiosas, e, em certa medida, incorporaram-nos a si mesmos”. Salienta-se,  que “os judeus em Roma demonstravam um espírito tão agressivo de proselitismo que eles foram acusados de procurar infetar os romanos com o seu culto, e o governo expulsou os principais propagandistas da cidade, em 139 a.C.”.  Naturalmente, esta acusação pode ter sido infundada ou exagerada, tendo talvez motivações políticas ou causada por algum preconceito racial ou religioso. Não obstante, o próprio Jesus disse a respeito dos hipócritas escribas e fariseus: “Percorreis o mar e a terra seca para fazer um prosélito, e, quando se torna tal, fazeis dele objeto para a Geena duas vezes mais do que vós mesmos.” — Mateus 23:15.
Fazer prosélitos à força. Nem todos os prosélitos judeus foram convertidos por meios pacíficos. O historiador Josefo relatou que, quando João Hircano I conquistou os idumeus, isto por volta de 125 Anos da Era Cristã, ele disse ao povo que só poderiam permanecer no país deles se, se submetessem à circuncisão, forçando-os assim a tornar-se prosélitos. Aristóbulo, filho de João Hircano, fez o mesmo com os itureus.
Mais tarde, judeus sob o domínio de Alexandre Janeu demoliram tais decisões. Pela nova ideia, porque os habitantes se recusaram a tornar-se prosélitos. Considerações políticas, em vez do zelo de ensinos religiosos, sem dúvida constituíram a base para tais medidas.
Prosélitos Tornaram-se Cristãos. O registro das Escrituras Gregas Cristãs indica que alguns dos prosélitos judeus circuncisos eram sinceros na adoração prestada a Deus. Os da multidão proveniente de muitos países, que ouviram a Pedro no dia de Pentecostes de 33 EC e se tornaram cristãos, compunham-se ‘tanto de judeus como de prosélitos’. (Atos 2:10) Os prosélitos de outros países tinham viajado a Jerusalém em obediência à lei de Deus. Similarmente, o eunuco etíope a quem Filipe batizou tinha ido a Jerusalém para adorar e estava lendo a Palavra de Deus ao viajar de volta para casa. (Atos 8:27-38) Ele deve ter sido eunuco no sentido de ser “oficial da corte”, pois se fosse castrado não poderia ter-se tornado prosélito. (Deuteronômio 23:1;  ETIÓPIA, ETÍOPE.) Nos primeiros dias da congregação cristã, “Nicolau, prosélito de Antioquia”, foi designado a deveres especiais relacionados com a distribuição de alimentos, sendo homem ‘cheio de espírito e de sabedoria’. — Atos 6:2-6.
As boas novas se espalham entre os gentios. Até 36 da Era Cristã, a mensagem cristã foi dirigida exclusivamente aos judeus, aos gentios que se haviam tornado prosélitos judeus circuncisos, e aos samaritanos. O italiano Cornélio é descrito como “homem devoto e que temia a Deus . . . [que] fazia muitas dádivas de misericórdia ao povo e fazia continuamente súplica a Deus”. Mas, ele não era prosélito judeu, pois era gentio incircunciso. (Atos 10:1, 2; compare isso com Lucas 7:2-10.) Uma vez aberta a porta para os gentios, expandiu-se a ativa obra missionária cristã. Todavia, Paulo muitas vezes pregava primeiro aos judeus e aos prosélitos, nas cidades para as quais viajara. Paulo amava muito seus irmãos judeus e desejava que fossem salvos. (Romanos 9:3; 10:1) Ademais, os judeus e os prosélitos seriam logicamente as pessoas às quais se dirigir primeiro, pois elas conheciam Jeová e Suas leis, e aguardavam o Messias. A formação delas habilitava as pessoas em seu meio, que tinham bom coração, a reconhecer a Jesus Cristo como sendo a realização de suas esperanças. Elas poderiam constituir um forte núcleo de uma congregação e, por sua vez, poderiam ensinar os gentios, que nada sabiam de Deus e da sua Palavra.


O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO

1 Tessalonisenses 5.23 
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Estamos escrevendo este texto em atenção à sugestão de um leitor nosso.
Existe certa polêmica quando o assunto se trata de espírito e alma. Já vimos algumas deduções diferentes a respeito deste assunto, sendo assim vamos tentar escrever este artigo nos atendo ao contido na Palavra de Deus. Para isto iremos transcrever alguns versículos que tratam do tema, além do já contido no início do texto. “Sugerimos que você leia também: Sete coisas que Deus detesta”.

Hebreus 4.12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, da juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Lucas 1. 46 – 47 –  Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor. E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador

Isaias 26.9 – Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça. “Você não pode deixar de ler também: Existem pessoas que só pensam em levar vantagem”.

Eclesiastes 12.7 – E pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Pelo que estamos vendo nestes versículos o ser humano é espírito, é alma e é corpo, ou seja, ele é divido em três partes. O homem, na realidade, é um espírito, que possui uma alma e mora num corpo.

O constante em Isaias 26.9, esclarece melhor isto para nós. Quando o versículo coloca que “… e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te…” ele está nos dando a informação de que é através do espírito que o homem faz contato com Deus, ou seja, é através dele que mantemos uma relação com o Senhor e isto é obvio, na medida que o Deus é Espírito, somente poderemos senti-Lo através do espírito.
Ainda dentro do mesmo versículo, em sua primeira parte, “ Com minha alma te desejei de noite …” estamos tendo informação de que a alma se refere as emoções do homem, ou seja, tem haver com os sentimentos do ser humano.

O corpo é a forma visível do ser humano. É com ele que o homem se relaciona com o mundo. “Uma ótima leitura para você seria: As barreiras que existem entre as pessoas e que precisam cair”.
Então para podermos visualizar melhor o que estamos dizendo, podemos afirmar que:
O corpo nos dá a possibilidade de conviver com as pessoas, de trabalhar, de estudar, é ele que o responsável pelos cinco sentidos que o ser humano possui, fala, visão, audição, tato e olfato. “Leia também: Aquilo que pensamos acaba determinando aquilo que falamos e fazemos”.
A alma traduz a personalidade do ser humano, isto é, seus pensamentos, sentimentos, seu coração, seu modo de ser.
O espírito é o elo entre o homem e Deus. É através dele que o ser humano consegue se aproximar do Senhor, buscá-Lo, invocá-Lo, clamar por Ele.
Resumindo:
O corpo dá ao ser humano a consciência do mundo exterior.
A alma dá ao homem a consciência de si próprio. É através dela que o homem fica sabendo  que possui uma personalidade.
O espírito dá ao homem a consciência  de Deus. É ele que conduz o homem ao mundo espiritual,

onde poderá manter relacionamento com Deus através da oração, do louvor, do jejum, e da comunhão.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que o homem, quando foi criado à semelhança de Deus, tinha plena comunhão com o Senhor em espírito, que governava a sua alma, que  governava o seu corpo.
Após o pecado, o espírito do homem pereceu para Deus, perdendo a comunhão com Ele.
Então Jesus foi enviado em sacrifício pelos nossos pecados e nos livrou de toda a culpa, a partir daí voltamos a ter condições de ter comunhão com Deus, mas para que isto aconteça precisamos nos arrepender, aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador, dando condições do nosso espírito ser vivificado e a nossa alma ser curada, nascendo, então, uma nova criatura.



Irmão messias

O poder do louvor e      da adoração


“E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados” –                                     2 Crônicas 20:22.
Quando se olha para este texto fica-se maravilhado da ação de Deus. Todavia, esta ação Divina é resultado direto do comportamento dos Filhos de Deus. No caso específico, o Rei Josafá encontrava-se em grandes dificuldades. Exércitos inimigos haviam invadido o país e a segurança nacional estava em risco. Em meio a este aperto, marchou à frente do Exército Israelita, a maior das artilharias, o ministério de louvor e de adoração. Sob o som dos cânticos sagrados os inimigos foram vencidos.
O louvor e a adoração possuem poderes espirituais inimagináveis. Quando são entoados por fé e com o coração, estão sendo dadas as oportunidades necessárias para Deus agir. Os problemas passam a ser resolvidos primeiro no plano Divino, no altar de Deus. E depois sim, no plano material e visível. É que nestes momentos, a terra, o mundo e o ser humano estão sendo esquecidos. E Deus, a Sua infinita misericórdia, a Sua doce graça, o Seu eterno amor, estão sendo lembrados.
Como seria bom se murmurássemos menos e louvássemos e adorássemos mais a Deus. Se deixássemos de nos fixar nos problemas e olhássemos mais para o alto. A maioria das coisas que usamos como masmorras seriam mais bem aplicadas se fossem usadas como altar de louvor e adoração, como instrumentos musicais.
Deveríamos olhar mais atentamente para os pássaros, como Cristo ensinou. Eles não despertam e encerram o dia com louvor? Aliás, Jesus nos ensinou na prática, que mesmo antes das grandes tragédias, senão no meio delas, podemos louvar. Quando Jesus terminou a ceia e ia para o Getsêmani, para ser preso e morrer pelo mundo, cantou um hino – Mateus 26:30.
No livro de Jó, o sábio Eliú conta a sua experiência: “Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite” – Jó 35:10. Nada deve roubar-nos o direito e a alegria de louvar.
Paulo deixou lições maravilhosas ao escrever em Romanos 8: 28 e Filipenses 4:4 – “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”.
É louvando e adorando sempre o Senhor que crescemos espiritualmente e descobrimos os segredos de uma vida vitoriosa e podemos cantar como o Salmista: “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança” – Salmos 25:14.



Irmão messias