TROCA DA ANTIGA PELA NOVA ALIANÇA
Antigo
e Novo
Testamento) os objetivos fundamentais da educação cristã. ... O
propósito da educação nos relatos do Antigo testamento era de ... Jesus deu
aos apóstolos,
a autoridade que ele mesmo exercia quando ensinava.
“Quando
ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e
envelhecido está prestes a desaparecer.”
Hebreus 8:13.
Porque todos os profetas e a lei
profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que
havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 11:13-15
Outros o punham à prova,
pedindo-lhe um sinal do céu.
Lucas 11:16
Eis que dias vêm, diz o Senhor, em
que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no
dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles
invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de
Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e
a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Jeremias 31:31-33
Toda vez
que abrirmos as páginas do Velho Testamento, devemos sempre colocar como pano
de fundo o Evangelho de Cristo, para que não tomemos ao pé da letra, como
mandamento divino ordenado aos discípulos de Jesus, muitos dos preceitos da
antiga dispensação, que durou de Moisés a João Batista, Mateus 11, 13, Lucas 11.16, os quais não podem e não devem
ser aplicados na nova dispensação em que estamos vivendo há cerca de dois
milênios.
A Lei Antiga,
determinada por Deus para vigorar em Israel, por cerca de 1440 anos prescrevia:
morte por
apedrejamento em razão de determinadas transgressões daquela Lei dada por meio
de Moisés.
como maldito de
Deus deveria se anunciar a si mesmo publicamente o leproso.
proibidos estavam
vários alimentos classificados como impuros.
sacrifícios de
animais oferecidos para cobrir o pecado.
e muitos outros
preceitos civis e cerimoniais, além dos morais.
Deus, pela Lei,
revelava que era o Juiz do Seu povo e ensinava ao mesmo tempo o quanto é oposto
ao pecado.
Todavia,
em sendo Juiz, é também pai bondoso, amoroso, misericordioso, perdoador e
salvador.
E como
revelou isto, já que os preceitos da Lei antiga poderiam ofuscar tais atributos
relativos à Sua completa longanimidade, amor e bondade?
Ele o fez
trazendo uma nova lei por meio de Cristo, para substituir a antiga.
Jeremias
31:31 Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de
Israel e com a casa de Judá.
Jeremias 31:32
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão,
para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não
obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.
Jeremias 31:33
Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles
dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração
lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Jeremias 31:34
Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo:
Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior
deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados
jamais me lembrarei.
Hebreus
8:7 Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira
alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda.
Hebreus 8:13
Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna
antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.
Hebreus 9:15
Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a
morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam
a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
Hebreus 10:9
então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua
vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo.
Hebbreus 10:10
Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de
Jesus Cristo, uma vez por todas.
A Lei da nova
aliança, do novo testamento, do evangelho, da graça, pela qual se revogou a
primeira, é chamada pelo apóstolo de lei régia, Tiago 2.8, porque
prescreve o amor ao próximo, sem qualquer tipo de condenação legal, conforme
ocorria na primeira, apesar de também prescrever o amor ao próximo.
Assim, a lei do
amor de Cristo não vigora pelo cumprimento de ordenanças cerimoniais e civis,
como a primeira, mas simplesmente por fé, graça, misericórdia e arrependimento.
A punição dos
malfeitores é designada para as autoridades civis de cada nação, conforme
determinação da parte de Deus.
Não é portanto,
uma característica ou atribuição do evangelho, pelo qual se oferta a libertação
do espírito do jugo e condenação do pecado.
A lei do
evangelho é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo.
O amor nunca
busca o mal, ou o que seja do próprio interesse, não se conduz
inconvenientemente, não é preconceituoso, enfim, o amor faz somente o bem ao
seu semelhante.
Mateus 22:35 E
um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
Mateus 22:36
Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
Mateus 22:37
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda
a tua alma e de todo o teu entendimento.
Mateus 22:38
Este é o grande e primeiro mandamento.
Mateus 22:39 O
segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:40
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
Romanos 13:10 O
amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o
amor.
Poderia haver
uma lei melhor do que essa?
No episódio da
mulher adúltera que Jesus livrou da condenação por apedrejamento, podemos
constatar o quanto Ele realmente mudou a antiga lei por uma nova, porque pela
antiga, ela deveria morrer apedrejada.
É por isso que
é ordenado por Cristo aos cristãos, na Bíblia, que façam o convite da salvação
pelo evangelho a todas as pessoas e em todos os lugares da terra.
Marcos 16:15 E
disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Este convite
consiste basicamente no oferecimento gratuito que Ele está fazendo da Sua
própria justiça divina, amor e misericórdia, para perdoar todos os nossos
pecados e justificar a todos os que nEle crerem, de modo que sejam livrados da
condenação, e para o recebimento da vida eterna.
Todavia, em
havendo recusa em se ouvir a mensagem do evangelho, o próprio Cristo ordena que
não haja insistência.
Lucas 10:16
Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem,
porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou.
Marcos 6:11 Se
nalgum lugar não vos receberem nem vos ouvirem, ao sairdes dali, sacudi o pó
dos pés, em testemunho contra eles.
O evangelho é o
tempo da paciência, da misericórdia, da longanimidade de Deus para com todos os
pecadores.
A ninguém Deus
está condenando, enquanto durar esta dispensação. Ao contrário, está salvando.
João 12:47 Se
alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não
vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.
João 12:48 Quem
me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra
que tenho proferido, essa o julgará no último dia.
O evangelho é a
lei divina, se assim podemos nos referir a ele, na presente dispensação da
graça, e esta lei de justiça oferecida para a nossa justificação e perdão, a
ninguém condena.
Irmão Messias
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